A África na Segunda Grande Guerra do século XX – Sequencia Didática
Geferson Santana – Bolsista PIBEX – E-mail: gefsdj@hotmail.com
Leandro Antônio de Almeida – Orientador PIBEX – E-mail: leandroaalmeida@hotmail.com
Publicado originalmente no LEHRB em 19/09/2013
Os africanos foram rejeitados e tiveram suas imagens estereotipadas nos livros didáticos. A historiografia recente sobre a Segunda Guerra Mundial tem se empenhado para provocar mudanças importantes, descentralizando as concepções equivocadas e eurocêntricas. A coleção História Geral da África (HGA) largamente divulgada pela UNESCO desde 2010 é uma grande contribuição para os estudos ainda tímidos sobre a participação dos africanos na guerra.
É importante a divulgação da nova historiografia sobre os africanos, onde estes são colocados na posição de sujeitos históricos, e não são associados a imagem de passividade, incivilizados, monstros, sem história e outras imagens preconceituosas. Aos poucos novos temas e novas abordagens vão surgindo e os estudos na sala de aula vão se enriquecendo.
A iniciativa na sala de aula por parte dos professores é um bom caminho, onde novos horizontes são apontados sobre povos africanos secularmente estigmatizados. A abordagem sobre os africanos na guerra é um caminho possível, onde é evidenciada pela produção historiográfica recente a importância desses povos na libertação de outros povos da Europa, a exemplo da França dominada pelos nazistas.
Primeira, segunda e terceira aula
O docente deve exibir do filme DIAS DE GLÓRIA, que tem como foco o processo de arregimentação dos africanos para lutar em territórios africanos e europeus, inclusive na libertação da França dominada pelos nazistas.
O filme é passo inicial para se pensar a temática da Segunda Guerra e a participação dos africanos. Os passos das aulas seguintes podem se reportar ao filme, a fim de fazer dialogar as imagens vistas no vídeo e o conteúdo que estará sendo trabalhado.
Primeiro Passo – O professor deve ler a sinopse do filme com os alunos. Esta se encontra disponível em <https://www.omelete.com.br/filmes/dias-de-gloria>, onde neste caso será necessário apenas imprimir e fazer cópias para os alunos.
Segundo Passo – Após o cumprimento do primeiro passo, cabe ao professor distribuir um roteiro para os alunos a fim de dirigir seus olhares durante a exibição.
ROTEIRO
Qual a temática do filme? Dialoga com a sinopse?
Quais cenários são retratados?
Quais os conflitos e as hierarquias que aparecem?
O que vocês perceberam sobre a participação dos africanos na guerra?
O filme dialoga com o que discutimos em sala?
Link de acesso ao filme: https://www.youtube.com/watch?v=liolx14IcHQ. Acesso em: 3.fev.2022.
Quarta aula
Recomenda-se ao professor que organize uma aula em que possa trabalhar com os estudantes o texto de divulgação histórica A história dos africanos guerra, disponível no link https://www.rodahistorias.pro.br/post/africanos-2a-guerra
Recomenda-se que questões como as mencionadas abaixo possam aparecer no diálogo que irá acontecer em sala.
Em outras partes do mundo a guerra também de desencadeia de forma diferente:
Polônia – com a invasão deste território pelos alemães em 1939;
EUA – bombardeio da base naval destes de Pearl Harbor, no Havaí em 1940;
Brasil – bombardeio de navios nas costas brasileiras em 1942.
China – quando o Japão inicia o processo de conflito bélico e dominação deste país em 1937.
Quinta aula
No primeiro momento o professor irá pensar em uma maneira de explorar imagens da guerra referentes ao continente africano. É interesse aguçar do senso crítico dos estudantes, fazendo-os analisar as fontes imagéticas a partir das discussões sobre o filme, texto de divulgação histórica e suas experiências.
As imagens que seguem foram tiradas do volume oito (vol. 8) do livro História Geral da África (2010). Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000190256>.
Imagem 1: O avanço das tropas italianas na Abissínia. (Foto: Keystone, Paris.). (p.49)
Imagem 2: A França em combate no deserto da Tripolitânia. (Foto: Archives Documentation française, Paris). (p.51)
Imagem 3: Peça de artilharia antiaérea manobrada por soldados africanos durante a Segunda Guerra Mundial. (Fonte: Ministério da Informação do Reino -Unido. Foto: Topham, Londres). (p.113)
Problematizando as imagens
Comente sobre sua primeira impressão sobre a imagem? Está explicito que se trata da África? Por quê?
Como os personagens estão organizados militarmente, conseguiu identificar isso no filme que assistiu?
Como os saldados africanos e europeus se vestem? Demonstra para você uma diferença social, militar etc?
Quais são os tipos de armas que os africanos estão manuseando? Consegue identificá-las no seu cotidiano?
Identifique as condições geográficas e ambientais que os saldados africanos tiveram que enfrentar durante a guerra?
Sexta aula
A pesquisa é fundamental na formação dos estudantes. A partir das discussões travadas na sala de aula, cabe professor direcionar um trabalho de pesquisa sobre a África atual.
Tema: Os movimentos nacionalistas na África atual
Estado africano: a escolha da equipe
Orientações gerais:
Os estudantes precisam se organizar em equipes previamente selecionadas em sala de aula;
O professor deve levar para a atividade uma lista de Estados africanos que podem ser escolhidos;
O Estado africano escolhido deve ser informado ao professor;
Os estudantes devem pesquisas esses movimentos nacionalistas e elaborar um trabalho escrito contendo texto com informações, imagem devidamente referendada, histórico do movimento, curiosidades;
As fontes de pesquisa devem ser devidamente citadas no final do trabalho, segundo as normas da ABNT;
O professor deve orientar em todas as etapas da atividade.
Bibliografia
CHENNTOUF, Tayeb. O chife da África e a África sententrional. In: História Geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010, p.33-66.
FERRO, Marc. História da Segunda Guerra Mundial. São Paulo, Ática, 1995.
GONÇALVES, Williams da Silva. A Segunda Guerra Mundial. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O Século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p.165-93.
HERNANDES, Leila Leite. Nova Ordem Política e a Questão Social. In: A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro, 2005, p.175-91.
MAZRUI, Ali. A. Introdução. In: História Geral da África, VIII: África desde 1935. Brasília: UNESCO, 2010, p.01-29.
Comments